Queda de avião na Índia: autoridades falam em 1 sobrevivente e 268 mortos, dos quais 27 em terra
Adnan Abidi/Reuters

Terminado

Mundo

Queda de avião na Índia: autoridades falam em 1 sobrevivente e 268 mortos, dos quais 27 em terra

O Boeing 787 que viajava para Londres caiu numa zona residencial perto do aeroporto de Ahmedabad minutos depois da descolagem. A bordo seguiam mais de 240, incluindo sete cidadãos com nacionalidade portuguesa, apenas um sobreviveu, o passageiro do lugar 11A.

Todo o direto

Trump lamenta "acidente horrível" e oferece ajuda ao Governo da Índia

Loading...

Donald Trump diz que a queda do avião na Índia é terrível e que já ofereceu ajuda ao Governo indiano.

Rangel agradece "total e pronta colaboração" a homólogo indiano

Queda de avião na Índia: autoridades falam em 1 sobrevivente e 268 mortos, dos quais 27 em terra

Lusa

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, agradeceu ao homólogo indiano a "total e pronta colaboração" das autoridades de Nova Deli após o desastre aéreo na cidade indiana de Ahmedabad que vitimou sete cidadãos portugueses.

Na conversa com o homólogo indiano Subrahmanyam Jaishankar a respeito do "trágico" acidente aéreo de Ahmedabad, os chefes de diplomacia dos dois países "apresentaram condolências" e Paulo Rangel agradeceu o apoio de Nova Deli, segundo nota do Ministério dos Negócios Estrangeiros na rede social X.

"Os povos indiano, britânico e português estão de luto. Sentidos pêsames às famílias", adianta a nota.

Autoridades dizem que há 1 sobrevivente e 268 mortos, dos quais 27 em terra

Queda de avião na Índia: autoridades falam em 1 sobrevivente e 268 mortos, dos quais 27 em terra

SIC Notícias

O último balanço das vitimas da queda do Boeing 787 aponta para 268 mortos, 27 dos quais nos edifícios em que embateu antes de se incendiar.

Segundo as autoridades, há apenas um sobrevivente entre as 242 pessoas que seguiam a bordo do avião da Air Índia, um Boeing 787-8 Dreamliner, o "topo de gama" do fabricante norte-americano: um homem que viajava no lugar 11A e que foi transportado para o hospital.

As equipas de resgate indianas, acompanhadas por cães de busca, continuaram a vasculhar os escombros fumegantes em busca de corpos, mesmo depois de ter caído a noite.

O número de 268 corpos recuperados, confirmado pela polícia de Gujarat, estado onde ocorreu o acidente, indica que, além das vítimas do avião, pelo menos 27 pessoas morreram em terra.

"Nem tenho palavras": um dos irmãos do sobrevivente descreve momento em que soube que Vishwash estava vivo

Loading...

Vishwash Kumar Ramesh, um homem de 40 anos, é até agora o único sobrevivente da queda do avião da Air India. Estava de regresso a casa depois de visitar a família na Índia, acompanhado por um dos irmãos, que está desaparecido.

Polícia revê em baixa número de mortos para cerca de 240

Queda de avião na Índia: autoridades falam em 1 sobrevivente e 268 mortos, dos quais 27 em terra

SIC Notícias

A polícia revê em baixa o número de mortos na queda de avião da Índia, adianta a agência Reuters.

Anteriormente, o balanço era de 294 mortos, contudo, novos dados da polícia de Ahmedabad, no oeste da Índia, apontam para cerca de 240.

Vidhi Chaudhary, responsável da polícia citado pela Reuters, explica que a contagem anterior foi mal feita.

Guterres "profundamente consternado" com queda de avião

Antonio Guterres
Antonio Guterres
WAEL HAMZEH

O secretário-geral da ONU está "profundamente consternado" com a queda de um avião da Air India e enviou condolências às famílias das vítimas, indicou hoje um porta-voz de António Guterres.

"O secretário-geral está profundamente consternado com a notícia da queda do avião da Air India em Ahmedabad (...) que ceifou a vida a mais de 200 pessoas a bordo, assim como com a perda de vidas e ferimentos no alojamento do BJ Medical College, que foi atingido durante o acidente", disse o porta-voz adjunto de Guterres, Farhan Haq, em comunicado.

O líder da ONU expressou ainda "sinceras condolências às famílias das vítimas, ao povo e ao Governo da Índia, assim como a todos os países cujos cidadãos foram afetados por esta tragédia".

Desejou ainda uma rápida e completa recuperação aos feridos.

Nenhuma das sete vítimas portuguesas do acidente aéreo na Índia não tinham família em Portugal

As autoridades portuguesas estão a acompanhar a situação em coordenação com as autoridades indianas e britânicas, oferecendo assistência aos familiares residentes no Reino Unido.

Foi um "milagre" alguém ter sobrevivido à queda "chocante" de avião na Índia

Loading...

O avião, um Boeing 787-8 Dreamliner da Air India com destino ao aeroporto de Gatwick, levava 242 pessoas a bordo, incluindo tripulantes. Segundo a companhia aérea, entre os passageiros estavam 169 indianos, 53 britânicos, sete portugueses e um canadiano.

Papa "profundamente triste" com tragédia

O Papa Leão XIV enviou condolências aos familiares e amigos das vítimas da queda de um avião na Índia que transportava 242 pessoas para Londres, incluindo sete portugueses.

"Profundamente entristecido pela tragédia do avião da Air India perto de Ahmedabad", lê-se num telegrama enviado em nome do Papa pelo chefe da diplomacia do Vaticano, Pitro Parolin.

Leão XIV também ofereceu "orações por todos os envolvidos nos esforços de salvamento", segundo o texto citado pela agência de notícias espanhola EFE.