Mundo

Explicador

"Está confirmada a entrada da França na guerra dos 12 dias"

O coronel Carlos Mendes Dias dá conta da "entrada da França na guerra" e admite "eventuais consequências se o Irão procurar utilizar as técnicas de natureza assimétrica, ações terroristas, etc."

Loading...

O explicador desta sexta-feira, com o coronel Carlos Mendes Dias, analisa os últimos desenvolvimentos da guerra na Ucrânia, com destaque para os bombardeamentos russos à Base Aérea de Starokostiantyniv, no Oeste da Ucrânia. O rescaldo da guerra dos 12 dias, que envolveu o Irão, Israel, os Estados Unidos e também a França é outro dos temas em análise.

"Está confirmado, foi o ministro da Defesa francês que o disse num debate parlamentar, que a França tinha intercetado durante as ações israelitas e os contra-ataques por mísseis e drones iranianos, tinha intercetado, não foram muitos, foram menos de 10 drones, mas nem que fosse um, tinham intercetado, quer com mísseis terra-ar, quer com mísseis ar-ar, utilizando a aeronave que se encontra projetada, que é um 'Rafale', os drones iranianos.

Isto significa, do ponto de vista factual, a entrada da França na guerra. Com, eventualmente, as putativas consequências.

O 'Rafale' tem sido uma aeronave que até tem sido vendida para países naquela zona, como o Qatar, cerca de 34 ao longo dos últimos três anos", explica o comentador da SIC.

Este é um dos temas em análise pelo coronel Carlos Mendes Dias no habitual explicador do Jornal do Dia, com início por volta das 13:45.