As malas de mão gratuitas deverão passar a ter medidas iguais em toda a Europa. A proposta foi aprovada pela Airlines for Europe, mas nem todas as companhias aéreas concordam.
O tamanho da bagagem de mão gratuita, que é colocada debaixo do assento do avião, varia consoante a companhia aérea, mas, na Europa, isso poderá mudar no fim do verão.
A maior associação de companhias aéreas da União Europeia anunciou a intenção de padronizar as medidas. Assim, as malas passam a poder ter 40 centímetros de altura, 30 de largura e 15 de profundidade - medidas que já são praticadas pela TAP e pela Ryanair, mas que são inferiores a algumas companhias da Europa, como a EasyJet, que discorda da iniciativa.
"Nem as próprias companhias estão de acordo”, repara Miguel Quintas, da Associação Nacional de Agências de Viagens. “Para satisfazer o consumidor, é necessário dar-lhe aquilo de que ele realmente precisa."
A padronização das medidas surgiu depois de um acórdão do Tribunal de Justiça da União Europeia, que quer evitar abusos na aplicação de coimas aos passageiros.