Mundo

Companhias aéreas em desacordo sobre novo tamanho padrão para bagagem de mão

A padronização das medidas surgiu depois de um acórdão do Tribunal de Justiça da União Europeia, que quer evitar abusos na aplicação de coimas aos passageiros. Mas nem todas as companhias aéreas aprovam a decisão.

Loading...

As malas de mão gratuitas deverão passar a ter medidas iguais em toda a Europa. A proposta foi aprovada pela Airlines for Europe, mas nem todas as companhias aéreas concordam.

O tamanho da bagagem de mão gratuita, que é colocada debaixo do assento do avião, varia consoante a companhia aérea, mas, na Europa, isso poderá mudar no fim do verão.

A maior associação de companhias aéreas da União Europeia anunciou a intenção de padronizar as medidas. Assim, as malas passam a poder ter 40 centímetros de altura, 30 de largura e 15 de profundidade - medidas que já são praticadas pela TAP e pela Ryanair, mas que são inferiores a algumas companhias da Europa, como a EasyJet, que discorda da iniciativa.

"Nem as próprias companhias estão de acordo”, repara Miguel Quintas, da Associação Nacional de Agências de Viagens. “Para satisfazer o consumidor, é necessário dar-lhe aquilo de que ele realmente precisa."

A padronização das medidas surgiu depois de um acórdão do Tribunal de Justiça da União Europeia, que quer evitar abusos na aplicação de coimas aos passageiros.