Um casal de geólogos norte-americanos decidiu viajar até Grindavik, no sul da Islândia, para observar de perto um vulcão mundialmente conhecido. Foram surpreendidos à chegada, quando o vulcão entrou em erupção.
Para os geólogos Leland e Lauren será certamente uma viagem inesquecível. O casal conseguiu observar pela primeira vez um vulcão em erupção.
“Fomos verificando os níveis de ameaça num site que o país disponibiliza e ficámos entusiasmados com o facto de os níveis de ameaça terem aumentado. Depois disseram-nos que havia, de facto, uma cortina de lava, o que é simplesmente incrível”, afirmou Leland.
As imagens captadas em Grindavik, no sudoeste da Islândia, mostram o espetáculo de lava que foi admirado por muitos. É a nona vez no espaço de dois anos que este vulcão entra em atividade. Antes disso, estaria adormecido durante 800 anos.
A viagem já estava planeada, mas Lauren admite estar entusiasma “por o timing ter corrido bem”.
A população ficou empolgada com a erupção do vulcão. Henry-Ljaopo, um estudante islandês, admite que “há pessoas a chegar de todo o mundo a perguntar quando é que achas que será a próxima erupção? Como é que sabem que uma erupção está prestes a acontecer? Como é que é?”, realçando admiração pelo fenómeno.
Nas últimas horas, a atividade sísmica obrigou à retirada de mais de 100 pessoas de casa nas aldeias mais próximas.
No entanto, o alerta já foi levantado, permitindo aos mais curiosos continuar, atentos e fascinados junto ao vulcão.