Pode ter sido descoberta a mais antiga povoação da Europa, construída junto a um lago. Na Albânia, arqueólogos estão a desenterrar os vestígios de uma comunidade, que terá cerca de 8.000 anos.
O Lago Ohrid, o mais antigo da Europa, existe há um milhão de anos. A metade leste pertence à Macedónia do Norte. Na outra metade, arqueólogos albaneses e suíços passam o dia dentro de água.
A uma profundidade de apenas três metros, estão os vestígios. Troncos de árvores despontam no local onde outrora estavam assentes 30 a 40 casas de estacas de uma povoação.
Origem remontará ao Mesolítico
A origem poderá remontar ao Mesolítico, a caminho da nova Idade da Pedra, na era em que as populações começaram a deixar a vida nómada e a criar assentamentos, de forma sedentária, mas com uma lógica de economia coletiva.
As descobertas permitem concluir que os habitantes criavam gado e produtos agrícolas, que depois ajudavam a disseminar pela Europa.
A área estimada para a povoação é de seis hectares, grande parte em terra firme. Apenas 1% foi revelada em cinco anos de trabalhos. Muito mais tempo, e descobertas, estão reservadas para o futuro.