Mundo

Noivos casam-se em igreja alagada e com água até aos joelhos após passagem de tufão nas Filipinas

Mesmo com água até aos joelhos e um altar inundado, o casal Jade Rick Verdillo e Jamaica Aguilar celebrou o seu casamento na Igreja de Barasoain, em Malolos, nas Filipinas. Nos últimos dias, vários países asiáticos foram afetados pelo tufão Wipha, que provocou chuvas intensas e graves inundações.

Costuma dizer-se que "Casamento molhado, casamento abençoado", mas e se a palavra mais adequada for "alagado"? O casal Jade Rick Verdillo e Jamaica Aguilar casou-se na histórica Igreja de Barasoain, em Malolos, na província de Bulacan, nas Filipinas. Apesar das intensas chuvas provocadas pelo tufão Wipha, que causaram inundações no edifício, os dois decidiram prosseguir com a cerimónia na mesma.

Mesmo com água até aos joelhos e grande parte do seu vestido e véu de noiva submersos, Jamaica Aguilar caminhou até ao altar, onde Jade Rick Verdillo a aguardava.

Afinal, todos os casamentos têm os seus desafios, sobretudo quando o tema em questão são as condições meteorológicas: “Decidimos ser hoje porque é um sacrifício por si só. Mas haverá mais sacrifícios se não seguirmos em frente hoje.”

Numa situação semelhante estiveram todos os convidados presentes, incluindo crianças, que tiveram de se descalçar durante a cerimónia na Igreja de Barasoain.

Perante todas as adversidades, a resiliência e o amor do casal, que está junto há mais de 10 anos, prevaleceram acima de tudo: “Sinto que os desafios não vão acabar. Isto é apenas um teste. Esta é apenas uma das dificuldades que conseguimos ultrapassar", disse o noivo.

O tufão Wipha — o sexto da temporada de 2025 no Pacífico — formou-se a leste das Filipinas a 16 de julho como depressão tropical, denominada Crising, e trouxe chuvas intensas e grandes inundações no país. A tempestade atingiu ainda China, Coreia do Sul, Vietname e Hong Kong.