Mundo

Itália vive um verão a duas vozes: calor extremo em Roma e inundações no norte do país

A Europa enfrenta, em simultâneo, situações meteorológicas extremas. Enquanto a Grécia sofre com ondas de calor, com temperaturas que ultrapassam os 40 graus, o norte de Itália é fustigado por chuvas intensas que provocaram deslizamentos de terra.

Turistas usam guarda-sóis para se proteger do calor enquanto fazem fila para uma visita ao Fórum, em Roma, na terça-feira, 22 de julho de 2025.
Loading...

A Itália é um país que vive, nas últimas semanas, um verão a duas vozes. Em Roma, afogam-se os calores junto ao que de mais belo a cidade tem para oferecer.

A norte, perto de Turim, a chuva é tanta que deu lugar a inundações e, já perto da fronteira com a Áustria, foi ainda mais longe: a forte precipitação provocou vários deslizamentos de terra e lama, ameaçando até alguns edifícios.

Trabalhos ao ar livre param às 12h na Grécia

Na Grécia, são as altas temperaturas a tornar mais difíceis os dias. Com os termómetros a rondar os 44 graus, é exigido aos que trabalham no exterior para pararem do meio-dia às 17 horas.

O resto do dia é cumprido consoante o acordo entre trabalhadores e patrões. No Chipre e na Turquia, o fogo tem causado perdas humanas.

Dez bombeiros morreram na quarta-feira enquanto combatiam incêndios florestais numa província turca, entre Istambul e Ancara. No Chipre, os corpos de duas pessoas foram encontrados no interior de um carro quando, finalmente, as chamas foram controladas.