Mundo

Cheias na Índia provocam pelo menos quatro mortos e dezenas de desaparecidos

Mais de cem pessoas estão desaparecidas no norte da Índia, numa vila nos Himalaias. A chuva torrencial provocou cheias súbitas, que inundaram toda a região, em poucos segundos. 

Loading...

As equipas de regaste estão a trabalhar há mais de 24 horas, mas a possibilidade de ainda encontrar alguém com a vida é cada vez menor. Sobretudo, porque toda a região ficou soterrada debaixo de lama e detritos. 

Uma tempestade, com chuvas torrenciais, inundou, em poucos segundos, uma zona dos Himalaias, no norte da Índia, e pelo menos uma vila desapareceu completamente.

Os trabalhos de socorro estão a demorar porque a zona é remota e as poucas estradas e pontes estão destruídas ou estão muito danificadas. Já foram recuperados alguns corpos, mas como há tantos desaparecidos ainda não há um balanço oficial de vítimas.

Entre os que deverão ter morrido, estão vários soldados que estavam numa base militar a poucos quilómetros da vila e que foi também atingida pelo temporal. Estas cheias, no norte da Índia, são a última de uma longa série de desastres naturais que têm atingido os Himalaias nos últimos meses.

Chuvas torrenciais que, em poucos minutos, se abatem sobre áreas pequenas, mas com uma enorme capacidade destrutiva, e que provocam inundações e deslizamentos de terras.

Os cientistas dizem que estas tempestades súbitas estão a ser cada vez mais frequentes e que são uma consequência direta das alterações climáticas que estão a atingir, também, as montanhas mais altas do planeta.