Mundo

Festival das Flores: a tradição dos silleteros que dá cor e alma a Medellín

O Cortejo das Flores, em Medellín, é um dos pontos altos das festividades de agosto na Colômbia.

O Desfile dos Silleteros, o principal evento da Feira das Flores de Medellín, celebra a arte floral e o património cultural da região. Mais de 510 silleteros desfilam pela Avenida Regional, transportando às costas elaboradas composições florais que podem pesar até 70 quilos, este domingo, 11 de agosto de 2024, em Medellín, na Colômbia.
Loading...

Campos de flores atraem abelhas e outros visitantes. Em Santa Elena, a capital das flores da região de Antioquia, na Colômbia, as quintas de flores esperam os olhares e as mãos que as colham.

As flores aqui não enfeitam jarras. Se aqui se cultivam belos pensamentos e outros poemas em modo pétala entre margaridas, gerberas, girassóis, as cores e as formas de cada cultivo vão dar corpo a elaboradas figuras feitas à mão e trabalhadas para a festa.

Ao papagaio de Francisco Quintero só lhe falta falar. Só aqui um lagarto gigante não assustará ninguém, e as cabeleiras floridas acolhem os visitantes da exposição. É apenas uma introdução ao que está para vir.

O Cortejo dos Cadeireiros é o momento alto do Festival das Flores. Teve início em 1957 e 68 anos depois, tornou-se uma festa de todos e uma tradição que ninguém quer perder.

As criações dos artesãos são obras-primas transportadas às costas. O nome dos silleteros (cadeireiros ou carregadores) tem origem no antigo costume dos camponeses de usar cadeiras de madeira aos ombros para transportar os filhos, mantimentos ou produtos para vender nas feiras.

Atualmente, a festa dura dez dias. É preparada e apresentada por 500 famílias (mais de duas mil pessoas). Tornou-se uma atração turística e uma fonte de receita importante para a cidade de Medellín, a segunda na Colômbia.

Uma homenagem à cultura rural antioquenha e ao trabalho antigo e quotidiano de camponeses, floricultores, artesãos. Já era tradição muito antes de se tornar festa.