O Jardim Zoológico de Londres começou esta terça-feira a pesagem anual de todos os seus animais. Esta monitorização é fundamental para proteger as espécies, muitas delas consideradas ameaçadas.
Robin, um dos pinguins, já está habituado à pesagem e este ano chegou quase aos cinco quilos.
Tal como os outros pinguins, foi treinado para saltar para a balança por vontade própria.
"O maior desafio é o número de pinguins que temos. Neste momento, temos 79 pinguins, o que é bastante. Idealmente, não queremos apanhar os animais para os pesar, por isso treinamo-los para escolherem voluntariamente subir para a balança. Reforçamos esse comportamento com peixe, para que tenham controlo da situação. Isso leva tempo e, todos os anos, treinamos mais pinguins. Esperamos que, no futuro, todos os pinguins estejam treinados para se pesar voluntariamente, mas é um desafio que exige muito esforço", explicou Jessica Allison Ray, tratadora de pinguins.
O dia da pesagem abrange todos os animais do Jardim Zoológico de Londres, dos maiores aos mais pequenos.
Embora o processo possa parecer simples, por vezes torna-se um desafio. Para facilitar, os tratadores aplicam o mesmo princípio: atraem os animais com comida.
"A dieta de cada animal é pesada ao grama todos os dias por uma equipa dedicada de tratadores. Não esperamos grandes alterações e confirmamos isso através da pesagem. As exceções são, por exemplo, as fêmeas grávidas, que devem ganhar peso, e juvenis que estão em crescimento, situações em que aumentos são esperados. Esta pesagem frequente é essencial para gerir a saúde e o bem-estar geral dos animais do Zoo", garantiu Daniel Simmonds, gestor de operações zoológicas.
O Jardim Zoológico é casa para quase 20 mil animais e 400 espécies, todos monitorizados regularmente. No entanto, há um dia anual em que este controlo é mais rigoroso.
Os resultados são partilhados com biólogos de todo o mundo e são fundamentais para o tratamento dos animais, especialmente das espécies ameaçadas.
