O youtuber e humorista brasileiro Felca tem sido alvo de várias ameaças após denunciar o influencer Hytalo Santos por exploração de menores através de conteúdos na internet. Esta segunda-feira, um homem foi detido pela polícia de São Paulo sob suspeita de estar envolvido nas ameaças ao comediante, e a investigação revelou que o suspeito estava também a vender material infantil ilegal online.
De acordo com a imprensa brasileira, Cayo Lucas Rodrigues dos Santos, de 22 anos, foi detido em Olinda pelas polícias civis de São Paulo e Pernambuco. A prisão ocorreu após Felca solicitar à Google Brasil, através de uma decisão favorável da Justiça de São Paulo, a quebra de sigilo de dados de um e-mail específico que estava a ser utilizado para lhe fazer ameaças.
Os e-mails foram enviados a 16 de agosto, cerca de uma semana após a publicação do vídeo intitulado Adultização por parte de Felca. Nos e-mails, Cayo Lucas Rodrigues dos Santos faz várias ameaças ao youtuber: "Achaste que irias ficar impune por denunciares o Hytalo Santos?; "Prepara-te para morrer"; "Vais pagar com a tua vida."
De acordo com as autoridades brasileiras, Cayo Lucas Rodrigues dos Santos obtinha lucros ao vender acessos a informações confidenciais e encontra-se agora indiciado por associação criminosa e ameaça. A sua possível ligação a uma rede de exploração de menores na internet terá sido o motivo que levou o jovem, de 22 anos, a ameaçar Felca.
"Há uma possibilidade [...] a investigação ainda está a decorrer, mas, de facto, ele poderá fazer parte de uma organização, uma estrutura que tem um apelo, através da rede Discord, para a exploração sexual de crianças e adolescentes, por meio daqueles desafios infames. Através desses desafios, eles exploram sexualmente menores. Mas, compreenda, isso ainda está numa fase inicial", informaram as autoridades locais, citado pelo G1.
Juntamente com Cayo Lucas Rodrigues dos Santos, foi também detido Paulo Vinícius, que residia na mesma área e foi apanhado a aceder indevidamente aos sistemas da Secretaria de Defesa Social.
"Sabíamos que ele [Paulo] estava associado, mas não temos provas de que tenha participado nas ameaças. Contudo, no dispositivo, no ambiente em que os dois estavam, encontramos o computador que pertencia ao indivíduo detido em flagrante. E foi aí que, de facto, vimos o acesso a várias plataformas. No próprio computador, encontramos registos de pesquisas sobre o influenciador digital Felca e conversas no WhatsApp, que estavam abertas, a falar sobre a atuação policial. Portanto, ficou claro que eles sabiam que estavam a ser investigados."
O caso de Hytalo Santos que chocou o Brasil
O vídeo de Felca, publicado no início do mês e que, desde então, atingiu milhões de visualizações, denunciava vários criadores de conteúdo por explorar e abusar da imagem de menores de idade.
O principal caso mencionado foi o de Hytalo Santos, o influencer brasileiro, e o seu marido, Israel Nata Vicente, que acabaram por ser detidos por suspeitas de crimes graves, nomeadamente tráfico de seres humanos e exploração sexual de menores. Atualmente encontram-se em prisão preventiva.
Na semana passada, foram divulgados novos desenvolvimentos sobre o caso. Segundo o programa Fantástico, os pais dos menores que viviam na mansão de Hytalo Santos recebiam mesadas, enquanto os jovens consumiam álcool em festas sem a supervisão de adultos e viviam sob um regime rigoroso na casa do influencer.
O caso mais polémico envolve a gravidez de uma jovem de 17 anos, que residia na mansão, e que terá perdido o bebé pouco tempo depois.

