Mundo

Imigrantes detidos enquanto combatiam incêndio nos EUA

Para enfrentar um incêndio que lavra há dois meses, o estado de Washington foi obrigado a recorrer a empresas privadas. Uma delas empregava dois imigrantes, que agora se encontram num centro de detenção do controlo de fronteiras dos Estados Unidos. 

Loading...

Dois imigrantes foram detidos nos Estados Unidos da América quando ajudavam a combater um incêndio no estado de Washington. O episódio ocorre pouco depois de Donald Trump ter revogado uma regra da administração Biden, que limitava ações de imigração em áreas sensíveis, como zonas afetadas por desastres naturais. 

O incêndio de Bear Gulch, no estado norte-americano de Washington, arde desde o início de julho. 

Para enfrentar um fogo desta dimensão, o estado tem sido obrigado a recorrer a empresas privadas. Uma delas empregava dois imigrantes, que agora se encontram num centro de detenção do controlo de fronteiras dos Estados Unidos. 

As autoridades, que não deram mais detalhes acerca da identidade destes homens, garantem apenas que entraram ilegalmente no país. 

A agência de notícias Associated Press avança que um deles já vive no país há quase duas décadas. Terá recebido um visto especial criado pelo Congresso para proteger vítimas de crimes graves que auxiliam investigações federais. 

Em causa está uma medida que impedia operações dos serviços de imigração em locais de desastre e que foi revogada pela Administração Trump no início do ano.