Mundo

O primeiro 'santo millenial' vai ser canonizado este domingo

Carlo Acutis morreu aos 15 anos, em 2006, mas o seu trabalho em vida para a divulgação da fé fez com que ficasse eternizado na história da Igreja Católica. A cerimónia de canonização era para ter acontecido há quatro meses, mas a morte do Papa Francisco adiou o evento.

O primeiro 'santo millenial' vai ser canonizado este domingo
Gregorio Borgia

A canonização de Carlo Acutis, que se tornará no primeiro santo ‘millenial’, acontecerá neste domingo, dia 7 de setembro. O evento estava inicialmente previsto para dia 27 de abril do presente ano, mas a morte do Papa Francisco obrigou a que fosse adiado. 

Carlo Acutis, conhecido também como o ‘padroeiro da internet’, morreu de leucemia em 2006, aos 15 anos, e, quase 20 anos depois, vai ser canonizado por ter sido um mensageiro da fé católica, em parte através da internet. 

O jovem, que nasceu em Londres e viveu em Milão, utilizou a tecnologia para fazer chegar a mensagem católica a outros adolescentes. Entre os feitos que lhe são atribuídos, está a criação de um site (www.miracolieucaristici.org) que compila os milagres eucarísticos reconhecidos pela Igreja.

A Igreja, bem como muitos devotos, acreditam que a morte prematura de Acutis serviu para atrair ainda mais jovens para o movimento religioso, numa altura em que a instituição católica se debate contra o êxodo dos mais novos.  

Milhares de pessoas visitam diariamente o túmulo de Acutis

Acutis jaz na Igreja de Santa Maria Maior, em Assis, Itália, local que, diariamente, recebe milhares de fiéis.  

O túmulo daquele que será o primeiro santo adolescente atrai muitos jovens e adolescentes que dizem sentir-se atraídos e impressionados pela vida e obra de Acutis.  

A Igreja Católica atribui ao adolescente a cura de uma jovem da Costa Rica, que esteve à beira da morte após um acidente de bicicleta. 

A cerimónia será presidida este domingo, pelo Papa Leão XIV, na Basílica de São Pedro, em Roma, e será o primeiro evento de canonização do Sumo Pontífice.