Terá sido morto a tiro o homem que andava fugido com os três filhos, na Nova Zelândia, há quase quatro anos. Thomas Phillips terá sido abatido pela polícia.
A história de Thomas Phillips ganhou eco nacional e internacional, depois de este ter fugido com os filhos – duas meninas e um menino, que terão 9, 10 e 12 anos – em dezembro de 2021 e de ter desaparecido em território neozelandês. O homem não teria a custódia legal das crianças.
O caso fascinou o mundo, com alguns avistamentos esporádicos do homem e das crianças a serem relatados. Imagens de Thomas Phillips foram, várias vezes, captadas por câmaras de vigilância - estando este a ser mesmo procurado pelo assalto armado a um banco, feito na companhia de um dos filhos, em maio de 2023.
Crianças foram levadas pelas autoridades
A identidade do homem ainda não foi formalmente confirmada, mas a polícia já veio manifestar a convicção de que a pessoa que foi morta a tiro será mesmo Tom Phillips, sendo que a morte deste foi já anunciada a meios de comunicação locais pela família do homem.
Tudo aconteceu após uma troca de tiros entre Phillips e a polícia, na manhã desta segunda-feira, na qual um agente também ficou gravemente ferido. Isto depois de o homem ter, alegadamente, assaltado uma loja, na região de Waikato.
Um dos filhos encontrava-se com o homem no momento da troca de tiros e foi levado pelas autoridades. Os outros dois foram encontrados horas depois, num acampamento isolado, e levados também.
Em declarações à Radio Nova Zelândia, citadas pela Sky News, a mãe das crianças afirmou que sentiu a falta das crianças “durante quase quatro anos” e que espera “acolhê-las em casa com amor e carinho”.