Mundo

Macron promete nomear novo primeiro-ministro de França "nos próximos dias”

A garantia surge após o chumbo, no parlamento francês, da moção de confiança apresentada pelo governo. O resultado ditou a queda do executivo e a demissão do primeiro-ministro François Bayrou.

Macron promete nomear novo primeiro-ministro de França "nos próximos dias”
Sarah Meyssonnier/Reuters

O presidente francês, Emmanuel Macron, declara que vai nomear o próximo primeiro-ministro de França "nos próximos dias". O anúncio surge depois da queda do governo francês, esta segunda-feira. 

Em comunicado, o Eliseu adiantou que Macron "tomou nota" do pedido de demissão do primeiro-ministro François Bayrou e que nomeará o sucessor deste "nos próximos dias".

O governo francês caiu, esta tarde, depois da moção de confiança que apresentou no parlamento ter sido chumbada, com 194 votos a favor, 15 abstenções e 364 votos contra. 

Perante o resultado da votação, não restou a François Bayrou outra saída senão a demissão. É já o terceiro primeiro-ministro que a França perde no espaço de um ano.

O país mergulha assim, novamente, numa crise política, que se junta à crise económico-financeira que atravessa - com a dívida pública do país a revelar-se a maior entre as principais economias mundiais. 

Em vez de nomear um novo primeiro-ministro, Macron tinha a hipótese de dissolver o parlamento e convocar eleições antecipadas, mas a hipótese foi rejeitada pelo chefe de Estado francês.