Mundo

Elon Musk já não é o homem mais rico do mundo: há um novo rei no 'Trono da Fortuna'

O dono da Tesla e da SpaceX foi ultrapassado pelo cofundador da Oracle, empresa cujas ações subiram 41% num único dia, impulsionadas pela crescente procura por serviços de Inteligência Artificial.

Elon Musk já não é o homem mais rico do mundo: há um novo rei no 'Trono da Fortuna'
Chip Somodevilla // Reuters

Elon Musk já não é pessoa mais rica do mundo. O fundador da Tesla e da SpaceX perdeu esta quarta-feira esse título para Larry Ellison, cofundador da Oracle.

A fortuna de Ellison, de 81 anos, disparou de 101 mil milhões de dólares para 393 mil milhões de dólares, ultrapassando o património de Musk, avaliado em 385 mil milhões, de acordo com dados da Bloomberg.

Este crescimento significativo da riqueza do empresário norte-americano seguiu-se a um forte desempenho financeiro da Oracle, cujas ações subiram 41% em um único dia, o maior aumento desde 1992.

A Oracle, liderada pela CEO Safra Catz, tem beneficiado de uma crescente procura por serviços de Inteligência Artificial (IA), tendo assinado contratos multimilionários e antecipado mais acordos para os próximos meses.

A empresa tornou-se um fornecedor-chave de infraestruturas para empresas de IA, como a OpenAI, fornecendo uma enorme capacidade de computação. Este ano, as ações da Oracle subiram 103%, refletindo o crescimento do setor de IA.

Musk, que conquistou o título de mais rico do mundo pela primeira vez em 2021, já perdeu o posto em outras ocasiões, mas sempre se recuperou, graças às suas empresas Tesla e SpaceX, além de um novo pacote de pagamentos relacionado com objetivos de desempenho da Tesla.

Quem é Larry Ellison?

Larry Ellison, de 81 anos, tem uma trajetória ligada à Oracle desde a sua fundação, em 1977. Além da sua fortuna, é proprietário da maior parte da ilha de Lana'i, no Havai, e tem influência no mundo do ténis, tendo revitalizado o torneio de Indian Wells.

Mark J. Terrill

Com estreitos laços com Donald Trump, Ellison também foi cogitado como um possível comprador do TikTok, embora esse negócio nunca tenha se concretizado.