Mundo

NATO garante ter "todos os sistemas defensivos necessários" para defender "cada centímetro da Aliança"

O secretário-geral da NATO, Mark Rutte, comentou os últimos casos de caças russos que violaram o espaço aéreo de países europeus.

Loading...

Durante 12 minutos, três caças russos violaram o espaço aéreo da Estónia na passada sexta-feira. Mark Rutte diz que a NATO vai reagir "sempre com calma e determinação" nestas situações porque tem "todos os sistemas defensivos necessários" para garantir que podem defender "cada centímetro da Aliança".

"Foi isso que demonstrámos tanto no caso polaco como no caso da Estónia", disse esta terça-feira no quartel-general da NATO, em Bruxelas, Bélgica.

O secretário-geral da NATO diz que como não "foi avaliada nenhuma ameaça imediata neste caso" também "não foi necessário abater os MiGs".

"E, claro, o que sempre faremos é garantir que reagimos de forma proporcionada. Mas, se necessário, pode ter a certeza de que faremos o que for necessário para defender as nossas cidades, os nossos cidadãos, as nossas infraestruturas."

No espaço de pouco mais de uma semana, a Estónia foi o terceiro país da NATO a relatar uma incursão do espaço aéreo pela Rússia, depois do mesmo ter acontecido na Roménia e na Polónia.