Um A330 da Força Aérea Espanhola onde, esta quarta-feira, seguia a ministra da Defesa de Espanha, Margarita Robles, foi alvo de interferências no sistema GPS enquanto sobrevoava a região russa de Kaliningrado, em direção à base aérea de Sialiai, na Lituânia.
A notícia foi já confirmada pelo Ministério da Defesa de Espanha. Esta tentativa de interferência foi infrutífera, uma vez que a aeronave recebe orientações a partir de um satélite militar, explica o El Mundo.
No aparelho seguiam também a bordo familiares dos militares que integram o Destacamento VILKAS e jornalistas que acompanham a visita da ministra à base aérea, onde Robles se irá reunir com o homólogo lituano.
Este é o mais recente incidente por supostas interferências russas no espaço aéreo europeu. Em agosto, o avião em que viajava a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, também foi alvo de interferências no sistema GPS.
Em atualização