Um sismo de magnitude 5,6 atingiu este sábado a província chinesa de Gansu (noroeste), sem causar vítimas, mas provocando danos materiais em residências, informou o Centro de Redes Sismológicas da China.
O tremor foi registado às 05:49, hora local (21:49 TMG de sexta-feira), com epicentro a dez quilómetros de profundidade, e foi sentido com força em vários condados das cidades de Dinxi e Tianshui, segundo a agência oficial Xinhua.
No condado rural de Longxi, foram registados danos em várias habitações, de acordo com testemunhos dos residentes, embora as autoridades ainda estejam a recolher informações para poder avaliar os danos.
Equipas e veículos de resgate locais foram enviados para a zona do sismo, aos quais se juntarão efetivos enviados pelo Ministério de Gestão de Emergências.
O oeste da China (onde se encontram as regiões autónomas do Tibete e Xinjiang e províncias como Gansu ou Qinghai) sofre frequentemente com terramotos, devido à proximidade com o local onde as placas tectónicas da Ásia e da Índia se encontram, nos Himalaias.
Geralmente, estes eventos não causam grandes números de vítimas humanas, uma vez que grande parte da região é desabitada.