Mundo

Centenas de alpinistas resgatados de tempestade de neve no Evereste

Cerca de 350 pessoas foram resgatadas até domingo à noite, altura em que ainda estavam por retirar outras 200.

Loading...

Pelo menos 350 alpinistas encurralados por uma tempestade de neve perto da face leste do Monte Evereste, no Tibete, foram levados para um local seguro pelas equipas de resgate, informou este domingo os meios de comunicação estatais chineses, enquanto a neve e a chuva excecionalmente intensas fustigavam os Himalaias.

No domingo à noite tinham já chegado 350 pessoas à pequena cidade de Qudang, informou a CCTV, citada pela Reuters.

Centenas de pessoas visitaram esta semana o remoto vale do Karma, que conduz à face oriental do Kangshung, no Evereste, aproveitando o feriado de oito dias do Dia Nacional na China.

"Estava muito húmido e frio nas montanhas e a hipotermia era um risco real", disse Chen Geshuang, que fazia parte de uma equipa de trekking de 18 pessoas que chegou a Qudang e registou as imagens. "O tempo este ano não está normal. O guia disse que nunca tinha visto um tempo assim em outubro. E aconteceu de repente".

O grupo de Chen desceu das montanhas no domingo e foi recebido pelos habitantes locais depois de suportar uma noite angustiante de forte queda de neve combinada com trovões e relâmpagos. Com lágrimas nos olhos, Chen aceitou as ofertas de chá doce e a promessa de calor, disse ela.

"De volta à aldeia, comemos e finalmente aquecemo-nos", contou.

Centenas de residentes e equipas de resgate foram mobilizados para ajudar a remover a neve que bloqueava o acesso à área, onde quase mil pessoas ficaram presas, de acordo com uma notícia anterior do Jimu News.

Os restantes alpinistas chegarão a Qudang por etapas, sob a orientação e assistência de equipas de resgate organizadas pelo governo local, informou a CCTV.