A cidade espanhola de Terrassa, localizada na Catalunha, proibiu temporária da adoção de gatos pretos nos centros de acolhimento animal, de forma a prevenir possíveis rituais ou situações de maus-tratos associados à celebração do Halloween.
A medida, em vigor até 10 de novembro, implica a recusa de todos os pedidos de adoção ou acolhimento de gatos pretos durante esse período, anunciou o serviço municipal de bem-estar animal.
Segundo o vice-presidente da Câmara Municipal, os pedidos de adoção de gatos pretos costumam aumentar significativamente nesta altura do ano, o que levanta preocupações quanto às intenções de quem adota.
Embora não existam registos de maus-tratos a gatos pretos em Terrassa, o município tomou esta decisão com base em alertas de associações de proteção animal e em ocorrências registadas noutras localidades.
“Tentamos evitar que as pessoas adotem por impulso ou apenas por modas. E, em casos como este, queremos impedir práticas macabras que sabemos que existem”, frisou o vice-presidente da Câmara Municipal de Terrassa, ao canal televisivo RTVE.
A autarquia sublinhou que se trata de uma medida “temporária e excecional”, adotada como precaução adicional para proteger o bem-estar animal, no entanto, não exclui a possibilidade de voltar a aplicá-la no futuro.
Durante o período da restrição, pedidos excecionais poderão ser avaliados caso a caso pelo centro de adoção.
