O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o homólogo da China, Xi Jinping, vão encontrar-se na Coreia do Sul na próxima semana. O encontro está previsto para a próxima quinta-feira, dia 30 de outubro.
Em cima da mesa estarão as negociações comerciais entre os dois países, numa altura em que procuram acalmar a escalada de tensões sentidas no último ano e chegar a um acordo.
A reunião entre os líderes das duas principais economias mundiais acontece depois de o governante norte-americano ter ameaçado cancelar o encontro.
O motivo da tensão deveu-se aos controlos anunciados por Pequim sobre a exportação de terras raras, bem como de máquinas e tecnologias que permitem o seu refinamento e transformação.
Estas matérias-primas são particularmente procuradas nas indústrias digitais, das energias renováveis, mas também da defesa, e Pequim controla uma parte essencial da cadeia de valor de quase todos os minerais raros.
Donald Trump classificou esta decisão como "extremamente agressiva", ameaçando a China com direitos aduaneiros adicionais de 100% e tendo mesmo considerado cancelar a reunião prevista para daqui a duas semanas com Xi Jinping.
