Mundo

CORRESPONDENTE SIC

Depressão Cláudia deixa rasto de destruição no Reino Unido e Irlanda

A tempestade Cláudia está a causar estragos também no Reino Unido. O sul do País de Gales é a região mais afetada. Casas e estabelecimentos foram inundados devido ao transbordo de rios.

Operacionais de resgate atravessam águas de inundação após fortes cheias no sul do País de Gales, à medida que a tempestade Cláudia atinge partes do Reino Unido, em Monmouth, País de Gales, Reino Unido, 15 de novembro de 2025, nesta imagem obtida através das redes sociais.
Loading...

A vila de Monmouth, no sul do País de Gales, acordou assim este sábado. Entalada entre dois rios, Monmouth viu as ruas serem alagadas durante a madrugada.

Era 1h30 quando foi declarado um incidente de grande dimensão. Bombeiros, guarda costeira e até equipas de resgate em montanha uniram-se na missão de evacuar dezenas de casas.

Muitos habitantes foram apanhados de surpresa a meio da noite. Casas e estabelecimentos foram afetados, bem como transportes e infraestruturas de energia.

Todo o País de Gales está em alerta e as regiões de maior risco preparam-se para o que ainda pode vir.

Depois de afetar Portugal e Espanha, a tempestade Cláudia deslocou-se para norte. Além do País de Gales, também o centro de Inglaterra foi bastante afetado pela chuva intensa. Em Birmingham, as ruas também ficaram completamente alagadas.

O tempo deve melhorar este domingo, mas depois virá o frio. As autoridades de saúde já emitiram alertas para as temperaturas abaixo da média, esperadas na próxima semana.