Mundo

Senado dos EUA aprova divulgação obrigatória de todos os ficheiros Epstein

O Senado dos Estados Unidos aprovou por unanimidade a obrigatoriedade de divulgação de todos os documentos relacionados com Jeffrey Epstein, na sequência de uma aprovação semelhante na Câmara dos Representantes.

Senado dos EUA aprova divulgação obrigatória de todos os ficheiros Epstein
narvikk

O Senado dos Estados Unidos aprovou por unanimidade a obrigatoriedade de o Departamento de Justiça divulgar todos os documentos relacionados com Jeffrey Epstein. A decisão acontece poucas horas depois de a Câmara dos Representantes ter aprovado a mesma medida, com 427 votos a favor e apenas 1 contra.

A lei seguirá agora para assinatura de Donald Trump, que já garantiu que irá promulgá-la, após ter passado as últimas semanas a tentar impedir a sua aprovação na Câmara dos Representantes.

"Trata-se de dar ao povo americano a transparência que ele tem exigido. O povo americano já esperou tempo suficiente. As vítimas de Jeffrey Epstein já esperaram tempo suficiente. Que a verdade venha à tona", afirmou o líder democrata, Chuck Schumer, citado pela BBC.

Desde que regressou ao poder em janeiro, o líder norte-americano tem afirmado que o processo judicial e mediático em torno de Epstein constitui “uma manipulação política destinada a enfraquecer” a Administração republicana.

No entanto, Donald Trump acabou por mudar de ideias: "Não temos nada a esconder, e é hora de superar este embuste democrata, perpetrado por lunáticos da esquerda radical, para desviar a atenção do grande sucesso do Partido Republicano."

O projeto de lei obriga à divulgação, em 30 dias, de todos os documentos sobre Jeffrey Epstein e a investigação à sua morte numa prisão em Manhattan, na cidade de Nova Iorque, permitindo apenas ocultar informações sobre vítimas ou investigações em curso, mas não por motivos de embaraço ou sensibilidade política, segundo a Associated Press (AP).

[Última atualização a 18 de novembro de 2025 às 23:07]