Mundo

Incêndio obriga a evacuar a COP30

Os feridos foram tratados por inalação de fumo devido ao incêndio que ocorreu na zona institucional da conferência do clima de Belém, no Brasil. Segundo a presidência brasileira do evento, o incêndio foi controlado em aproximadamente seis minutos, tendo o espaço sido evacuado "em segurança".

Loading...

Um incêndio atingiu esta quinta-feira um dos pavilhões do edifício onde está a decorrer a Conferência do Clima (COP30), em Belém, no Pará, no Brasil.

O fogo deflagrou na “Blue Zone” ("Zona Azul") da cimeira, onde reúnem-se ministros e negociadores, pouco depois das 14h no Brasil (17h em Portugal continental). O foco do incêndio foi junto ao Pavilhão de África, que fica no Pavilhão dos Países, dedicado às exposições oficiais das delegações nacionais e internacionais.

Centenas de pessoas começaram a fugir do local. Pouco depois, seguranças e bombeiros correram em direção ao fogo, com extintores, enquanto outros davam indicações aos milhares de pessoas que se encontravam na zona para se dirigirem para a saída.

O incêndio foi controlado em aproximadamente seis minutos.

Imagens das chamas foram sendo partilhadas nas redes sociais.

Foi feito um cordão de isolamento para retirar todas as pessoas da "Blue Zone". Os trabalhos da COP30 foram paralisados.

Andre Penner / AP
Andre Penner / AP

Treze pessoas tratadas por inalação de fumo

Treze pessoas foram hoje tratadas por inalação de fumo devido ao incêndio que ocorreu na zona institucional da conferência do clima de Belém, anunciou a presidência brasileira da COP30.

Em comunicado, a mesma fonte acrescenta que o estado dos 13 feridos está a ser monitorizado e que foi prestado "apoio médico adequado".

A coordenadora da equipa de socorro no local, do Sistema Único de Saúde do Ministério da Saúde do Brasil, disse entretanto à Lusa que as vítimas foram rapidamente assistidas pelos 12 profissionais de saúde que se encontravam no recinto.

Amanda Dantas, que remeteu para o Ministério da Saúde mais informações sobre o estado e nacionalidade das vítimas, acrescentou que foram enviados para postos de socorro instalados na COP30.

Recinto reabre pelas 23:00

A organização acrescenta que, por precaução, o Governo brasileiro e a Convenção Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas (UNFCCC, na sigla em inglês) decidiram conjuntamente fechar temporariamente a 'Blue Zone', onde decorrem as negociações e onde estão os pavilhões dos países, para os bombeiros possam fazer uma "avaliação abrangente de segurança".

A ONU informou que o recinto da conferência do clima não deverá abrir antes das 20:00 locais (23:00 em Lisboa).

A 30.ª conferência da ONU sobre alterações climáticas (COP30) decorre desde 10 de novembro com encerramento previsto para sexta-feira.

Artigo atualizado às 22:35