“Por trazerem a era das máquinas pensantes, por impressionarem e preocuparem a humanidade, por transformarem o presente e transcenderem o possível, os arquitetos da IA são a Personalidade do Ano de 2025 da revista TIME”.
Na fotografia de capa surge oito personalidades - os ditos “arquitetos da IA” - sentadas numa viga metálica como se estivessem suspensas sobre uma cidade, fazendo lembrar a emblemática iamgem dos trabalhadores a construirem um arranha-céus em Nova Iorque.
E quem são os “arquitetos da IA”? Da esquerda para a direita, na imagem, surgem, o patrão da Meta, Mark Zuckerberg, da AMD, Lisa Su, da xAI, Elon Musk, da Nvidia, Jensen Huang, da OpenAI, Sam Altman, da divisão de IA do Google, Demis Hassabis, da Anthropic, Dario Amodei, e, por fim, a especialista da Universidade de Stanford, Fei-Fei Li, apelidada de madrinha da IA.
A sustentar a escolha, a TIME refere que a IA “tornou-se, sem dúvida, a ferramenta mais influente na competição entre grandes potências desde as armas nucleares".
“Todos estão envolvidos numa corrida lado a lado e uns contra os outros, a apostaram milhares de milhões de dólares num dos maiores projetos de todos os tempos [a IA]” mas também “reorientaram políticas governamentais, alteraram rivalidades geopolíticas e introduziram robôs nos lares”, destaca a TIME.
IA depois de Trump
No ano passado, recorde-se, a TIME elegeu Donald Trump como Personalidade do Ano de 2024.
A distinção, concedida desde 1927, tem geralmente como objetivo destacar o peso e a influência de uma personalidade no cenário internacional, não necessariamente pela sua popularidade ou o apoio da revista nova-iorquina, cuja lista de vencedores vai desde Adolf Hitler em 1938 à superestrela POP Taylor Swift em 2023.
[Notícia atualizada às 14h19]