Mundo

Análise

Futuro da Gronelândia e "exageros" na narrativa de Trump

O jornalista e comentador SIC Rui Cardoso abordou temas como a guerra na Ucrânia, no dia em que vai decorrer uma reunião dos aliados de Kiev em Paris, e falou também sobre o futuro da Gronelândia.

Loading...

O debate sobre o que pode acontecer na Gronelândia voltou a ganhar destaque depois de declarações controversas de Donald Trump e da situação vivida recentemente na Venezuela, num tema que continua a gerar dilemas internacionais.

O jornalista e comentador SIC Rui Cardoso explicou que “defende-se a soberania nacional afirmando que vai ser defendida e lembrando que a única regra no direito internacional é o próprio direito”.

Rui Cardoso destacou ainda que a Gronelândia é território da NATO, da mesma forma que os Estados Unidos fazem parte da aliança atlântica.

“Não se está propriamente a ver uma força militar americana a desembarcar na Gronelândia, a ocupar e estabelecer bases militares", acrescentou.

O jornalista destacou também a narrativa criada por Trump sobre supostos cercos de navios russos e chineses à ilha, considerando-a exagerada.

Aquela narrativa da Gronelândia que está cercada de navios russos e chineses é para rir. Só falta dizer que transportam droga para os Estados Unidos, para a narrativa ser mais completa e ser mais disparatada”, concluiu.