O anúncio da ausência de António Guterres numa reunião que estava marcada para quarta-feira foi feito hoje, por um porta-voz da Organização das Nações Unidas, em Genebra.
"Infelizmente, o secretário-geral teve de cancelar a sua participação na reunião anual do Fórum Económico Mundial em Davos", afirmou.
O secretário-geral das Nações Unidas viajou há três dias para a Suíça para uma reunião com representantes e enviados especiais, que participam anualmente na reunião, mas já está de regresso a Nova Iorque.
Na segunda-feira, a ONU afirmou que Guterres não teria qualquer função especifica na crise dos Estados Unidos com a Europa, devido às tentativas da administração Trump em anexar a Gronelândia.
"Esta não é uma situação em que o secretário-geral tenha sido incumbido de desempenhar um papel", disse o porta-voz das Nações Unidas Farhan Haq.
A questão da Gronelândia e as tensões que estão a emergir entre os EUA e a União Europeia fazem com que a temática seja uma das principais discussões esperadas para Davos.
Donald Trump estará presente no Fórum de Davos, que decorrerá até sexta-feira, na Suíça.
