Mundo

Pelo menos 1 morto e vários feridos em novo acidente ferroviário em Espanha

Aconteceu ao quilómetro 64 da Rodalies entre Gelida e Sant Sadurní d'Anoia, em Barcelona. Dois dias antes, 42 pessoas morrerem num acidente com dois comboios de alta velocidade, em Adamuz.

Pelo menos 1 morto e vários feridos em novo acidente ferroviário em Espanha
Joan Mateu Parra/AP

Pelo menos uma pessoa morreu e 37 ficaram feridas, esta terça-feira, depois de um comboio de passageiros ter colidido com um muro de contenção que colapsou sobre os carris, em Barcelona, Espanha. Cinco feridos estão em estado grave. Na mesma noite, houve um segundo acidente de comboio na Catalunha.

A vítima mortal é o maquinista do comboio, adiantou o porta-voz dos bombeiros.

O último balanço das autoridades aponta para 37 feridos, dos quais cinco com gravidade. Foram levados para três hospitais diferentes, Moisès Broggi, Bellvitge e Vilafranca.

O acidente aconteceu ao quilómetro 64 da linha 4 da Rodalies entre Gelida e Sant Sadurní d'Anoia, por volta das 21:00, hora local, 20:00 em Lisboa.

Após o acidente, num dia de chuvas intensas em toda a Catalunha, foi acionado o plano Ferrocat.

A linha ferroviária acidentada é utilizada por milhares de passageiros todos os dias.

Pelo menos três membros do governo catalão estiveram no local, adianta o jornal espanhol El País.

Loading...

Pedro Sánchez, chefe do Coverno espanhol, garante no X estar a "acompanhar de perto" o acidente ferroviário. Apresenta os mais "profundos sentimentos" às vítimas e aos seus familiares.

O líder do Partido Popular, Alberto Feijóo lamenta mais um acidente e a morte do maquinista do comboio. No X, o líder da oposição espanhola informou ainda que já enviou as condolências ao presidente da Catalunha.

Outro acidente na mesma noite

Um segundo acidente ferroviário ocorreu na Catalunha esta terça-feira à noite, depois de um comboio descarrilar após ter colidido com uma pedra que caiu nos carris, também devido ao mau tempo.

O acidente aconteceu na linha R1 da rede ferroviária suburbana de Rodalies, entre Maçanet Massanes e Tordera (Barcelona).

Segundo fontes da Adif, seguiam 10 passageiros a bordo do comboio e não houve feridos.

Acidente de comboio no domingo

Pelo menos 42 pessoas morreram após um acidente ferroviário no domingo em Adamuz, na província de Córdova, que envolveu dois comboios de alta velocidade.

Um comboio de alta velocidade Iryo 6189, procedente de Málaga-María Zambrano e com destino a Madrid-Atocha, descarrilou pelas 19:45 de domingo perto de Adamuz, uma localidade no norte da província de Córdova, a cerca de 30 quilómetros da capital homónima.

As duas últimas carruagens invadiram a via contrária e embateram num comboio Alvia de longo curso Madrid-Huelva, que passava na linha nesse momento.

As duas primeiras carruagens do Alvia foram projetadas para fora da via e caíram num aterro de quatro metros de altura, tendo os seus passageiros sido os mais gravemente afetados.

Foi o mais grave acidente ferroviário ocorrido em Espanha desde o descarrilamento do comboio de alta velocidade (Alvia) de 24 de julho de 2013, em Angrois, perto de Santiago de Compostela, que se saldou em 80 mortos e 144 feridos.

Com Lusa.

[Artigo atualizado pela última vez às 00:59 de dia 21/01/2026]