Mundo

Starmer entra na brincadeira e faz piada com Macron por causa dos óculos de sol

A piada surgiu na sequência da atenção mediática gerada pelos óculos de sol usados pelo presidente francês, que explicou tratar-se de um problema de saúde relacionado com uma hemorragia subconjuntival.

Starmer entra na brincadeira e faz piada com Macron por causa dos óculos de sol
Dan Kitwood

O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, aproveitou a recente atenção mediática em torno dos óculos de sol usados por Emmanuel Macron para fazer uma brincadeira pública com o presidente francês, arrancando risos tanto nas redes sociais como junto de uma plateia londrina.

Num vídeo publicado na sua conta de TikTok, Keir Starmer aparece a colocar uns óculos de sol do tipo aviador e a dizer "Bonjour", numa referência ao presidente francês. Na descrição da publicação, identificou o presidente francês e acrescentou a frase "Talk to me, Goose", em português, "fala comigo, Goose", uma referência ao filme Top Gun, que popularizou este estilo de óculos.

O momento aconteceu durante o espetáculo de comédia The Political Party Live, no Duchess Theatre, no West End de Londres, onde o primeiro-ministro britânico foi entrevistado pelo comediante e apresentador Matt Forde.

Ao receber os óculos em palco, Starmer colocou-os de imediato, provocando gargalhadas na sala. Brincou ainda dizendo que até ponderaria usá-los em cimeiras internacionais, mas admitiu que precisava de recuperar os seus óculos habituais, caso contrário não conseguiria ver no Parlamento.

A piada surge na sequência da atenção gerada pelas recentes aparições públicas de Emmanuel Macron com óculos de sol, nomeadamente durante o Fórum Económico Mundial, em Davos. O acessório, pouco habitual em eventos oficiais, gerou uma onda de comentários e especulação nas redes sociais.

Perante a especulação, o próprio presidente francês esclareceu que o uso dos óculos se deve a um problema de saúde benigno.

"Peço desculpa por estes óculos, estão relacionados com um problema benigno", afirmou Macron, explicando que sofre de uma hemorragia subconjuntival, uma rutura de um pequeno vaso sanguíneo que provoca uma mancha vermelha intensa na parte branca do olho.
Yves Herman

Ainda assim, a situação deu origem a várias teorias entre os internautas, mas o impacto não se ficou pelas redes sociais.

Fundada em 1921, a fabricante francesa Maison Henry Jullien viu um dos seus modelos, os Pacific S 01 Double Gold, ganhar projeção internacional após aparecer em fotografias de Emmanuel Macron divulgadas por todo o mundo.

A curiosidade gerada fez disparar a procura pela marca, que produz óculos de forma artesanal recorrendo a técnicas tradicionais, ao ponto do próprio site da empresa não ter resistido ao aumento repentino de acessos.