Às 1h15 da passada segunda-feira, Nhi Linh, fêmea elefante com 12 anos de idade, deu à luz no Smithsonian National Zoological Park, também conhecido como National Zoo, em Washingthon DC. Em 25 anos, é a primeira vez que aqui nasce um elefante. A mais recente cria é a terceira a nascer em 136 anos de história do zoológico.
Com quase 300 quilos, pouco mais de 90 centímetros e todo despenteado, o elefante asiático bebé foi recebido pelos seus pais e pelos seus companheiros de zoo. A cria junta-se aos restantes seis elefantes do National Zoo.
“Meu Deus, estou tão emocionada”, afirmou a diretora do zoológico, Brandie Smith, em declarações ao Washington Post na terça-feira.
“Este é o primeiro filhote de elefante asiático que temos aqui em mais de duas décadas”, acrescentou a responsável.
Por serem uma espécie em vias de extinção, com menos de 50 000 de elefantes asiáticos em todo o mundo, cada nascimento é uma boa notícia e motivo de celebração. Por pelos menos até um mês, a cria não fará a sua estreia pública, estando ocupada a criar laços com os pais, com os tratadores e restantes animais, informou o zoológico.
"Ela é tão adorável", contou Smith. "É uma alegria pura olhar para esta pequena elefanta. E sei que digo isto constantemente, mas todos nós precisamos de um pouco de alegria pura neste momento."
Como todo o recém-nascido, o elefante bebé será acompanhado de perto pela equipa de cuidados do zoológico, que começou a ter a cria debaixo de olho 24 horas por dia na noite de 25 de janeiro para procurar sinais do trabalho de parto de Nhi Linh.
“Toda a equipa tem dormido no celeiro [dos elefantes]", contou Brandie Smith. "Estamos aqui 24 horas por dia, 7 dias por semana.”
Apesar de ainda não ter nome, a equipa de cuidadores já tem uma lista de opções: são elas Linh Mai, Thảo Nhi, Tú Anh e Tuyết. Qualquer pessoa pode votar e escolher a sua favorita através do site do zoo e de uma contribuição de cinco dólares (cerca de 4,24 euros). A opção mais votada dará nome ao elefante bebé, que agora se encontra a descansar e a ser recebido pelo resto dos companheiros.

