Mundo

Apple cria método de pagamento “compre agora pague depois” nos EUA

Serviço será disponibilizado nos Estados Unidos no outono.

Apple cria método de pagamento “compre agora pague depois” nos EUA

A Apple aderiu às soluções de pagamento “compre agora e pague depois”, que se tornaram muito populares durante a pandemia de covid-19, anunciou esta segunda-feira a gigante tecnológica, que passará a disponibilizar o serviço nos Estados Unidos no outono.

Os utilizadores aprovados que utilizam o método de pagamento Apple Pay poderão optar por pagar uma compra em quatro prestações ao longo de seis semanas, “sem juros ou taxas de qualquer tipo”.

O novo serviço “Apple Pay Later”, permitirá “visualizar, rastrear e reembolsar facilmente”, realçou a empresa californiana em comunicado.

O serviço dependerá da rede Mastercard, mas o grupo não especificou qual será o banco responsável pelos créditos.

A Apple apresentou também esta segunda-feira um conjunto de novas ferramentas e melhorias no seu sistema operacional, o iOS 16, que será instalado automaticamente nos ‘smartphones’ no outono.

A marca tem diversificado bastante os seus serviços e fontes de rendimento nos últimos anos, para incentivar os utilizadores dos seus dispositivos a permanecerem no seu ‘ecossistema’, ou seja, desde a comunicação ao entretenimento, passando pelo trabalho e compras ‘online’.

Desta vez, a escolha recaiu sobre uma área já explorada por outras empresas, como a Affirm (parceira da Amazon e Stripe), Afterpay, Klarna ou PayPalEste método de pagamento é uma alternativa menos arriscada aos cartões de crédito, que cobram juros muitas vezes complicados de entender e que podem acumular dividas rapidamente.

O uso ganhou preponderância durante a pandemia de covid-19 e as parcerias com as empresas multiplicaram-se, com estas a estarem dispostas a pagar uma percentagem da transação.

No entanto, em dezembro, uma agência norte-americana abriu uma investigação sobre os riscos e benefícios desta solução de pagamento.

O Departamento de Proteção Financeira ao Consumidor (CFPB) manifestou-se “preocupado” com a potencial acumulação de dívidas, o cumprimento das leis de proteção ao consumidor e o uso dos dados recolhidos por empresas que oferecem estes serviços.

A Grand View Research estima que o mercado global da solução “compre agora e pague depois” tenha representado 5.000 milhões de dólares (cerca de 4.680 milhões de euros) em 2021 e prevê que atingirá cerca de 40.000 milhões de dólares (cerca de 37.430 milhões de euros) até 2030.

SAIBA MAIS