Guerra Rússia-Ucrânia

AR aprova deslocação de deputados portugueses a Kiev

Comitiva irá realizar uma visita ao Parlamento de Kiev.

AR aprova deslocação de deputados portugueses a Kiev

A Assembleia da República aprovou esta terça-feira a deslocação de uma comitiva de deputados portugueses ao Parlamento da Ucrânia, ainda sem data prevista, com a oposição do PCP.

Os deputados da Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas aprovaram dois requerimentos apresentados por PS e PSD para a para a realização da visita de uma delegação da Assembleia da República ao Parlamento de Kiev.

Os dois requerimentos foram aprovados com os votos a favor de todas os partidos, exceto o Grupo Parlamentar do PCP, que votou contra. Ainda não há data prevista para esta deslocação. O presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, tinha já aceitado o convite do seu homólogo ucraniano para se deslocar a Kiev, numa visita que disse estar a ser preparada com a devida discrição.

Minutos antes da votação na reunião da comissão, o deputado comunista Bruno Dias considerou que o Parlamento português deveria “contribuir para iniciativas para a resolução pacífica” da guerra na Ucrânia.

Os dois requerimentos apresentados, continuou Bruno Dias, apesar de não promoverem “a promoção da confrontação”, são contrários à “resolução política deste conflito, no sentido de contribuir para um processo de paz”.

Com LUSA

ESPECIAL CONFLITO RÚSSIA-UCRÂNIA