Mundo

Arménia anuncia morte de dois soldados após ataque fronteiriço do Azerbaijão

O conflito entre os dois países foi dado como terminado em 2020, com cerca de 10.000 mortes.

Arménia anuncia morte de dois soldados após ataque fronteiriço do Azerbaijão

O Ministério da Defesa da Arménia anunciou esta terça-feira a morte de dois soldados do seu país num ataque na fronteira levado a cabo pelo Exército do Azerbaijão.

O Governo da Arménia deu conta ainda de que dois outros militares ficaram feridos durante a ofensiva, que ocorreu no setor leste da fronteira.

De acordo com o relatório militar, o Azerbaijão atacou o território arménio com peças de artilharia e aviões não tripulados (drones), mas a situação na zona de fronteira já será, agora, de relativa calma.

Apesar de o conflito entre o Azerbaijão e a Arménia pelo enclave separatista de Nagorno-Karabakh ter terminado no outono de 2020 – com cerca de 10.000 mortes e a vitória do Azerbaijão, que recuperou grande parte dos territórios controlados por Erevan desde a guerra de 1992-1994 – permanecem escaramuças entre as duas partes.

A delimitação da fronteira ainda está pendente – um objetivo com o qual, em outubro passado, se comprometeram os líderes de ambos os países, durante uma reunião em Moscovo com o Presidente russo, Vladimir Putin, que tem servido de mediador do conflito.