Coronavírus

“Beergate”: depois das festas em Downing Street, há uma nova polémica no Reino Unido

A voz que mais criticou Boris Johnson pelas festas em Downing Street está a ser investigada. 

“Beergate”: depois das festas em Downing Street, há uma nova polémica no Reino Unido

No Reino Unido, é a vez do líder da oposição ser investigado pela polícia por causa do alegado incumprimento das regras do confinamento. O anúncio da polícia gelou os festejos dos trabalhistas, que venceram as eleições locais em Inglaterra e no País de Gales. 

Em Inglaterra, os trabalhistas elegeram mais de 2.000 deputados locais e conquistaram mais cinco municípios, três deles na Grande Londres e importantes bastiões conservadores. Já o partido de Boris Johnson elegeu cerca de mil representantes e perdeu pelo menos 10 municípios. 

A polémica das festas em Downing Sreet durante o confinamento, aliada à crise do custo de vida, terá afetado a votação nos candidatos conservadores. O primeiro-ministro britânico assume que podia ter corrido melhor. 

Quanto ao líder da oposição, Keir Starmer, já só pensa nas próximas eleições legislativas. Sem tempo para deitar foguetes, ainda a contagem ia a meio e veio o balde de água fria. 

A polícia confirmou que Keir Starmer está também a ser investigado por alegado incumprimento das regras do confinamento. 

Em causa está um jantar com funcionários do partido durante a campanha para uma eleição intercalar em abril do ano passado. Altura em que a lei proibia aglomerações em espaços fechados, exceto por motivos de trabalho, argumento que o líder da oposição usa. 

Saiba mais