O Presidente dos Estados Unidos informou a NATO e outros líderes europeus que acredita que Vladimir Putin irá invadir a Ucrânia nos próximos dias.
Declarações que surgem depois de, já está sexta-feira, o secretário de Estado norte-americano ter afirmado que uma invasão pode ocorrer “a qualquer momento”, mesmo durante os Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim.
De acordo com o Guardian, o aviso de Joe Biden aos aliados surge na sequência de uma reunião na Casa Branca onde foram analisadas as mais recentes movimentações militares da Rússia. Esta sexta-feira, Antony Blinken tinha alertado para “sinais perturbantes” de uma escalada russa.
“Para simplificar, continuamos a ver sinais muito preocupantes de uma escalada russa. Estamos numa janela de tempo em que a invasão pode acontecer a qualquer momento – e, para ser claro, isso inclui durante os Jogos Olímpicos”, disse o secretário de Estado norte-americano.
A Casa Branca informou, entretanto, que Biden terá telefonado aos líderes transatlânticos para “discutir as preocupações conjuntas sobre a escalada russa em relação à Ucrânia”.
Segundo o Guardian, um diplomata europeu terá informado que os Estados Unidos pediram um telefonema urgente com os aliados da NATO e os líderes da Comissão Europeia e Conselho Europeu de forma a poder partilhar as novas informações.
NORTE-AMERICANOS EM SOLO UCRANIANO “DEVEM PARTIR AGORA”
O secretário de Estado norte-americano declarou ainda que os cidadãos norte-americanos que se encontram em solo ucraniano “devem partir agora”, diante da possibilidade da iminência de um conflito armado.
“Os cidadãos norte-americanos devem sair agora”, referiu Biden, numa entrevista ao canal NBC News, emitida na quinta-feira.
Segundo uma avaliação militar e dos serviços de informações norte-americanos, os militares russos podem lançar uma invasão em grande escala, com tanques, que poderiam chegar à capital ucraniana, Kiev, em 48 horas.
Saiba mais:
- Embaixadores dos 27 Estados-membros da UE dão aval a ajuda de emergência à Ucrânia
- EUA alertam que invasão da Ucrânia pode ocorrer “a qualquer momento”, mesmo durante Jogos Olímpicos de Inverno
- Ucrânia: Biden alerta que conflito entre EUA e Rússia será uma “guerra mundial”
- Ucrânia: Boris Johnson lembra consequências negativas de uma guerra na Europa
- Ucrânia: Rússia inicia manobras militares navais no Mar Negro
- Ucrânia: ministro russo diz que ultimatos do ocidente “não vão levar a nada”
- Rússia continua a reforçar presença militar nas fronteiras da Ucrânia
- EUA cria plano para ajudar norte-americanos na Ucrânia em caso de invasão russa
- Ucrânia: Portugal acorda resposta conjunta a pedido de esclarecimento da Rússia
- Ucrânia: mapa viral com Rússia cercada por bases da NATO é falso
