O primeiro-ministro britânico, o conservador Boris Johnson, destacou “o inspirador senso de dever e a dedicação inabalável à nação” demonstrado pela Rainha Isabel II, no 70.º aniversário do seu reinado, que se assinala este domingo.
“Hoje marca um momento verdadeiramente histórico, pois Sua Majestade a Rainha torna-se a primeira monarca britânica a celebrar um Jubileu de Platina”, diz a mensagem do primeiro-ministro.
“Ao longo de seu reinado de sete décadas, ela demonstrou um inspirador senso de dever e dedicação inabalável a esta nação”, afirmou.
Boris Johnson prestou “homenagem aos seus muitos anos de serviço” e lembrou que de 2 a 5 de junho o Reino Unido poderá unir-se para celebrar “o reinado histórico” com atos públicos.
A Rainha Isabel II, de 95 anos, assinala este domingo o 70º. aniversário no trono, tornando-se na primeira soberana britânica na história a atingir o Jubileu de Platina, apesar de inicialmente não estar destinada a herdar a coroa.
Tal como os Jubileus de Ouro (2002) e de Diamante (2012) da Rainha, a primeira semana de junho foi escolhida para as comemorações, quando as condições meteorológicas são mais favoráveis a eventos ao ar livre.