Brasil

Correspondente SIC

Megaoperação no Rio de Janeiro fez mais de 120 mortos, moradores denunciam inocentes entre as vítimas

Continua a aumentar o número de mortos na megaoperação policial no Rio de Janeiro contra o Comando Vermelho. As autoridades brasileiras garantem que as vítimas eram "criminosos", mas a população contraria esta versão.

Loading...

O último balanço do Governo do Rio de Janeiro dá conta de 121 mortos, incluindo quatro polícias, na megaoperação contra a expansão do grupo criminoso Comando Vermelho.

As autoridades brasileiras garantem que, à exceção dos polícias, todas as restantes vítimas mortais eram indivíduos envolvidos no crime organizado, mas a população lança outra versão: a de que houve inocentes apanhados no fogo cruzado.

Isto depois de mais 40 corpos terem sido encontrados por moradores de favelas do Rio de Janeiro esta quarta-feira, numa operação liderada principalmente por mulheres, que procuravam os seus companheiros, irmãos ou filhos.

Para já, os dados oficiais apontam para 121 mortos e 113 detidos, naquela que já é considerada a operação policial mais letal de sempre no Rio de Janeiro.

A operação mobilizou cerca de 2.500 agentes e tinha como objetivo executar 100 mandados de detenção de membros do Comando Vermelho, uma das principais fações de narcotraficantes do Brasil.

Os alegados traficantes responderam com bloqueios em várias vias da zona norte do Rio.

As operações e os bloqueios provocaram interrupções na circulação de cerca de uma centena de linhas de autocarros e o encerramento de dezenas de escolas e centros de saúde.