Mundo

Chefe de cibersegurança dos EUA inicia périplo europeu

Esta deslocação é uma resposta a possíveis futuros ciberataques russos.

Chefe de cibersegurança dos EUA inicia périplo europeu

A conselheira da Presidência norte-americana para a cibersegurança, Anne Neuberger, inicia esta terça-feira um périplo europeu para preparar, juntamente com os aliados dos Estados Unidos da América (EUA), uma resposta a possíveis futuros ciberataques russos.

Neuberger faz uma primeira paragem em Bruxelas, para reuniões na NATO, com o objetivo de “reforçar a resiliência a nível nacional e a nível da Aliança em termos de cibersegurança, seja de dissuasão ou de resposta a uma nova agressão russa contra a Ucrânia”, de acordo com fontes do Governo norte-americano.

Em seguida, Anne Neuberger irá para a Polónia, para discussões com homólogos polacos e bálticos, estando igualmente previstas consultas com membros da NATO na Europa de Leste, bem como intercâmbios com os homólogos franceses e alemães.

“O nosso objetivo é garantir que os Estados Unidos e os nossos aliados estejam prontos para qualquer eventualidade em termos de segurança cibernética. (…) Discutiremos como coordenar e fornecer assistência à Ucrânia, e uns aos outros, em caso de ciberataques”, de acordo com os altos funcionários norte-americanos, citados pelas agências internacionais.

O Ocidente acusa a Rússia de estar a preparar um ataque à Ucrânia e de ter reunido mais de 100.000 soldados junto da fronteira com o país vizinho.

Moscovo nega qualquer intenção hostil e diz que está apenas a agir para garantir a sua própria segurança.

Em janeiro, a Ucrânia denunciou um ciberataque em larga escala contra vários sites governamentais ucranianos, incluindo a página na Internet do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Na altura, Kiev disse que tinha provas do envolvimento da Rússia no ciberataque.

SAIBA MAIS