O Chega saudou, esta segunda-feira, a candidata francesa de extrema-direita, Marine Le Pen, pelos resultados nas eleições deste domingo.
“O Partido CHEGA saúda Marine Le Pen pelos resultados obtidos na primeira volta das eleições em França, e realça a importância dos mesmos para a reconfiguração política da Europa. Estes resultados constituem também um passo importante na defesa de uma Europa das nações e das suas bandeiras civilizacionais”, pode ler-se no comunicado emitido pelo grupo parlamentar do Chega.
O partido liderado por André Ventura destaca ainda que os resultados obtidos “abrem o caminho da esperança não só para os franceses mas também para os europeus e para todos quantos fazem parte da sua família política, como é o caso do Chega”.
Marine Le Pen alcançou 24%, ficando em segundo lugar na primeira volta das Presidenciais francesas. A candidata do Reagrupamento Nacional vai disputar a segunda volta contra o atual Presidente, Emmanuel Macron, que reuniu a maior percentagem de votos.
O Chega destaca ainda que os partidos “equivalentes ao PSD e PS em Portugal não tiveram, no seu conjunto, mais de 7%”, acrescentando que este resultado “demonstra bem a erosão dos chamados partidos tradicionais e a sua falta de resposta aos problemas dos cidadãos”.
No comunicado, o partido espera ainda que a candidata de extrema-direita vença as eleições de 24 de abril, “para que os franceses possam ter o futuro que merecem”.
Veja também
Saiba mais:
- Presidenciais em França: Emmanuel Macron e Marine Le Pen vão à segunda volta
- Presidenciais em França: Macron diz que resultado vai ser decisivo para o país e para a Europa
- Presidenciais em França: Macron pode ganhar segunda volta, indicam sondagens
- Presidenciais em França: Zémmour diz discordar em “muitos pontos” de Marine Le Pen, mas vai apoiá-la
- Presidenciais em França: candidato de extrema-esquerda pede que não se dê “um único voto” a Marine Le Pen