No décimo primeiro dia de guerra na Ucrânia, Mariupol anunciou que um cessar-fogo entre as 8:00 e as 19:00 de hoje deverá permitir a retirada de civis a partir das 10:00 GMT.
O QUE PRECISA DE SABER AO 11.º DIA DE GUERRA NA UCRÂNIA
- Violentos combates prosseguem pelo controlo das cidades de Mykolayev, no sul do país e de Chernihiv, no norte. Já a leste, em Kharkiv, cidade já está cercada pelas tropas russas, também há registo de novos ataques esta manhã.
- Mísseis atingiram Jitomir, a oeste de Kiev, e destruíram pelo menos 30 casas. Uma informação avançada pelo serviço ucraniano para emergências.
- Ainda sem confirmação, a agência russa Interfax cita uma comandante separatistas de Donetsk que diz que o corredor humanitário em Mariupol pode ser reaberto hoje depois de ontem ter falhado o cessar fogo.
- Nas últimas horas, o Presidente ucraniano e o Presidente dos Estados Unidos falaram ao telefone para discutir mais apoio financeiro à Ucrânia e mais sanções contra a Rússia. Entretanto os Estados Unidos, juntaram-se ao Canadá e ao Reino Unido na decisão de aconselhar os respetivos cidadãos a saírem da Rússia.
- O Governo Russo e as principais cadeias de supermercados chegaram a um acordo para o racionamento de alimentos no país, numa altura em que tem havido uma corrida aos multibancos e aos supermercados.
- Para amanhã está agendada uma nova ronda de negociações entre os representantes russos e ucranianos.
- ACOMPANHE AO MINUTO A INVASÃO DA RÚSSIA À UCRÂNIA
- EM DIRETO: ACOMPANHE A EMISSÃO DA SIC NOTÍCIAS
- A PÁGINA CONFLITO RÚSSIA-UCRÂNIA
SAIBA MAIS
- Os números da guerra: mais de 11 mil soldados russos mortos desde o início da invasão à Ucrânia
- Compreender o conflito (XIV): pausa estratégica ou dificuldades reais?
- Rússia poderá estar a fazer pausa estratégica para voltar a atacar Ucrânia dentro de 24 ou 48 horas
- China pede aos EUA que não “lancem mais achas para a fogueira”
- Rússia vai começar a racionar alimentos no país