Guerra Rússia-Ucrânia

9.º dia da guerra na Ucrânia: o ponto de situação

O que precisa de saber sobre a invasão russa da Ucrânia.

9.º dia da guerra na Ucrânia: o ponto de situação

Ao nono dia de guerra na Ucrânia, aumentam as preocupações em torno de uma possível catástrofe nuclear depois de um ataque russo à maior central nuclear da Ucrânia. Esta sexta-feira, chefes de diplomacia da NATO e da UE reúnem-se, o mesmo acontece com os líderes do G7 e Boris Johnson pede uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU. 

O QUE PRECISA DE SABER AO NONO DIA DE GUERRA NA UCRÂNIA

  • As tropas russas tomaram o controlo da central nuclear de Zaporizhzhia, confirmou o Parlamento ucraniano. O controlo foi conseguido depois de combates no terreno, que originaram um incêndio perto da central.
  • A NATO sublinha esta sexta-feira que é uma organização defensiva, que não procura o conflito armado com a Rússia, mesmo à luz da agressão à Ucrânia, mas advertiu que, se o conflito chegar à Aliança, protegerá “cada centímetro” do seu território.
  • O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky falou esta madrugada com Joe Biden e com Boris Johnson, que garantem estar a acompanhar a situação. O Reino Unido pediu entretanto mais uma reunião extraordinária ao Conselho de Segurança das Nações Unidas.
  • Os ministros dos Negócios Estrangeiros da NATO e da União Europeia encontram-se esta sexta-feira em Bruxelas em reuniões extraordinárias, ambas em formatos alargados. Também os líderes do G7 se vão reunir.
  • A longa coluna militar russa continua a cerca de 25 quilómetros de Kiev. Os esforços de se aproximarem da capital estão a ser batidos pelos problemas logísticos como falta de combustível e comida. 
  • Os deputados russos adotaram um texto que prevê pesadas penas de prisão, que podem chegar a 15 anos de cadeia, aos cidadãos que publiquem “informações enganosas” sobre o a guerra. A mesma iniciativa parlamentar prevê também castigos contra os cidadãos que apelem à imposição de sanções contra a Rússia.  
  • A dimensão da crise humanitária continua a aumentar, com a ONU a estimar que mais de 10 milhões de deslocados ucranianos, incluindo cerca de quatro milhões que deverão atravessar as fronteiras para os países vizinhos. 
  • A Bolsa de Valores de Moscovo vai continuar fechada esta sexta-feira, pelo quinto dia consecutivo, devido ao impacto das sanções ocidentais contra bancos russos, dívida soberana e o Banco Central da Rússia.

ACOMPANHE AO MINUTO A INVASÃO DA RÚSSIA À UCRÂNIA