Guerra Rússia-Ucrânia

A humilhação de Lavrov e Portugal “muito perto” do conflito: a análise de José Milhazes e Nuno Rogeiro

Comentadores da SIC Nuno Rogeiro e José Milhazes no Jornal da Noite da SIC.

A humilhação de Lavrov e Portugal “muito perto” do conflito: a análise de José Milhazes e Nuno Rogeiro

Os comentadores da SIC Nuno Rogeiro e José Milhazes estiveram no Jornal da Noite desta terça-feira a analisar, entre outros assuntos, o minuto de silêncio dos deputados da Duma Estatal e a ausência do número de soldados mortos, a operação especial na Ucrânia da Igreja Ortodoxa russa, a situação em Severodonetsk e a humilhação de Sergey Lavrov.

No Jornal da Noite, José Milhazes refere o minuto de silêncio dos deputados da Duma, a câmara baixa do Parlamento russo, pelos soldados e voluntários russos mortos na guerra. No entanto, salienta que não revelaram números de vítimas.

Além disso, afirma que há uma “campanha muito forte” contra a imprensa regional russa, que utilizava fontes de informação abertas.

Já o comentador Nuno Rogeiro diz que a situação militar em Severodonetsk continua na mesma: “combate a combate, casa a casa, vala a vala”. Mas salienta que as tropas russas estão a mover-se mais para Ocidente, ou seja, estão mais perto das linhas de comando ucranianas do Donbass.

Nuno Rogeiro faz também referência às manobras da NATO – BALTOPS 22 -, “importantes para a segurança do Báltico”. O comentador da SIC refere que o comando da operação é em Oeiras:

“Portugal, querendo ou não, está muito perto deste conflito”.

No habitual espaço de comentário, falou ainda da humilhação de Sergey Lavrov, ministro russo dos Negócios Estrangeiros, que queria ir a Belgrado, na Sérvia, mas foi impedido de passar no espaço aéreo de Montenegro e da Bulgária.

José Milhares salienta ainda a operação especial da Igreja Ortodoxa russa na Ucrânia.

Saiba mais:

Especial conflito Rússia-Ucrânia