Roman Abramovich financia a organização russa que o certifica como sefardita português. A naturalização do empresário tem levantando suspeitas: o documento fundamental para o processo – e que foi divulgado em vários sites nos últimos dias – é assinado por um amigo de longa data do multimilionário.
O jornal Público avança que Abramovich é um elemento chave na gestão financeira da organização que o certificou como descendente de sefarditas portugueses. O dono do Chelsea lidera o conselho de administração da Federação das Comunidades Judaicas da Rússia.
Foi através dessa poderosa organização judaica que Abramovich estreitou laços com o presidente Alexader Boroda – o rabino que atestou as ligações do empresário a Portugal.
O documento foi divulgado na internet nos últimos dias. Boroda diz que Abramovich preserva os rituais sefarditas, o estilo de vida, tradições e costumes alimentares, bem como o sentimento de ligação ao país.
Os laços estreitos com o rabino que certificou a ascendência sefardita e as avultadas doações que Abramovich fez às comunidades judaicas questionam, mais uma vez, a transparência do processo de naturalização do empresário.
O multimilionário é cidadão português desde abril de 2021, ao abrigo da Lei da Nacionalidade como judeu sefardita.
Saiba mais:
- Critérios de atribuição de nacionalidade portuguesa a judeus sefarditas “devem ser iguais” em Lisboa e no Porto, defende sindicato
- Decreto “aperta” lei da nacionalidade para descendentes de judeus sefarditas
- Comunidade Israelita de Lisboa mantém certificação de descendentes de judeus sefarditas
- Concessão de nacionalidade portuguesa a judeus sefarditas vai ser mais complicada
- Há mais um arguido no processo que investiga a certificação de judeus sefarditas pela comunidade israelita do Porto
- Abramovich conseguiu passaporte português aparentemente sem qualquer ligação à comunidade sefardita
- Frente Cívica quer tornar pública documentação sobre naturalização de Abramovich
- “Os russos nunca são de confiança”: o aviso do autarca ucraniano ao Governo português