O PS ‘chumbou’ a audição no Parlamento do presidente da Câmara de Setúbal e aprovou a do ministro da Administração Interna e da ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares sobre o acolhimento de refugiados ucranianos naquele município.
Os requerimentos para chamar o presidente da Câmara de Setúbal, André Martins, eleito pela CDU (PCP/PEV), foram apresentados pelo PSD, Chega, IL e PAN e chumbados com os votos contra dos deputados do PS e os votos favoravéis dos restantes partidos, incluindo o PCP.
“Parece-nos que a resposta perante o órgão de fiscalização político de uma Câmara Municipal é a respetiva Assembleia municipal”, justificou o deputado do PS Pedro Delgado Alves.
Requerimetos e audições
A Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias debateu e votou esta sexta-feira vários requerimentos apresentados por PSD, Chega, IL, PCP e PAN para ouvir várias entidades sobre o acolhimento de refugiados ucranianos no município de Setúbal por funcionários alegadamente simpatizantes do regime russo.
Foram também aprovadas as audições do ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, e a da ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, – que tem a tutela da Igualdade e Migrações – por unanimidade.
Saiba mais:
- Refugiados ucranianos: MAI diz que não há registo de tráfico de menores em Portugal
- Acolhimento de refugiados: ministra não recebeu denúncias enquanto tutelou pasta das Migrações
- O que sabemos e não sabemos sobre o acolhimento de refugiados em Setúbal
- PCP pede posicionamento após polémica com Associação de Refugiados Ucranianos: eis as respostas de Costa e de Marcelo
- Acolhimento de refugiados: com investigação em curso, Câmara de Setúbal quer remeter-se ao silêncio
- Polémica na receção de refugiados em Setúbal: “A verdadeira loucura está na Administração Pública Central”
- Polémica na receção de refugiados em Setúbal: Fernando Negrão critica resposta do Governo