A Alemanha permitirá que todos os refugiados ucranianos provenientes da Polónia viajem de forma gratuita em comboios de longa distância a partir deste domingo, anunciou a empresa estatal Deutsche Bahn.
“Em cooperação com os caminhos-de-ferro polacos, a Deutsche Bahn prepara-se para colocar carruagens suplementares e comboios especiais nos carris (…) se os refugiados ucranianos que fogem da guerra chegarem em massa”, acrescentou Bahn num comunicado, enquanto Berlim afirmou que está pronta para acolher ucranianos e prestar uma ajuda em massa aos países fronteiriços da Ucrânia, incluindo a Polónia.
Desde a invasão russa desencadeada na quinta-feira, cerca de 368.000 refugiados fugiram dos combates na Ucrânia para os países vizinhos.
Grande parte dos refugiados dirigiu-se para a Polónia, onde as autoridades contabilizaram cerca de 165.000 pessoas. No sábado, os guardas fronteiriços precisaram ter registado 77.300 pessoas chegadas à Polónia, provenientes da Ucrânia.
Chegados de comboio, de carro ou mesmo a pé, com poucos pertences, os refugiados são acolhidos por familiares ou pelo dispositivo criado na Polónia.
Outros países fronteiriços, como a Moldávia, a Hungria ou ainda a Eslováquia e a Roménia, por exemplo, são também locais de retiro.

