A Alemanha irá enfrentar uma grande recessão, caso haja interrupção das importações de gás e petróleo da Rússia. O aviso é feito pelo Deutsche Bank.
Christian Sewing, diretor do Deutsche Bank, avança que a Alemanha irá apresentar um crescimento mais baixo este ano devido à guerra na Ucrânia, rondado os 2%. Mas alerta que a situação pode ser pior.
“A situação poderá ser ainda pior se as importações ou fornecimento de petróleo e gás natural russo for interrompido. Uma receção significativa na Alemanha será então virtualmente inevitável”, disse aos jornalistas.
Sewing apela ao Governo alemão que tome medidas urgentes para apoiar as empresas e os setores mais atingidos. Pede também ao Banco Central Europeu (BCE) que atue para travar a inflação, defendendo que este deveria encerrar a compra líquida de ativos em breve e enviar um sinal sobre as taxas de juros.
Cerca de metade do gás consumido na Alemanha tem origem na Rússia. Em resposta às sanções aplicas pelos países do Ocidente, Vladimir Putin afirmou que irá obrigar os países a pagar o gás e petróleo em rublos, ameaçando cortar o fornecimento caso não seja cumprida esta nova regra.
CONFLITO RÚSSIA-UCRÂNIA
Saiba mais:
- Rússia convoca reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre Bucha
- Pelo menos sete mortos e 34 feridos em ataque russo em Kharkiv
- Zelensky anuncia que Ocidente vai impor mais sanções à Rússia e faz convite a Merkel e Sarkozy
- Líderes mundiais exigem investigação ao massacre em Bucha
- “Destroços e corpos de soldados russos” ao longo da estrada da morte
- Irpin, a imagem do inferno
- Ucrânia afirma que recuperou o controlo de toda a região de Kiev
- Odessa volta a ser alvo de bombardeamentos
- Moscovo nega que tropas russas tenham matado civis em Bucha