Guerra Rússia-Ucrânia

Alemanha vai continuar a pagar gás russo em euros e dólares

Olaf Scholz reforça que é o que está estipulado nos contratos para o fornecimento de gás.

Alemanha vai continuar a pagar gás russo em euros e dólares

O chanceler alemão esclareceu esta quinta-feira que o país vai continuar a pagar o gás russo em euros e dólares, porque é o que está previsto nos contratos.

Após analisar os contratos relativos ao fornecimento de gás, Olaf Scholz conclui que “ali constam que o pagamento será feito em euros, por vezes em dólares, mas normalmente em euros”.

O gás russo é crucial para vários países da União Europeia, que desde o início da ofensiva russa na Ucrânia têm procurado encontrar alternativas de fornecimento energético, para evitarem a sua excessiva dependência de Moscovo.

A decisão de mudar para a faturação em rublos permite que a Rússia suporte melhor a sua moeda nacional, que foi desvalorizada pelos efeitos das sanções ocidentais.

A Rússia também já obriga as empresas exportadoras, incluindo a Gazprom, a converter 80% da sua faturação em rublos.

O Governo russo impôs esta quinta-feira sanções contra líderes de instituições europeias, em resposta às medidas punitivas da União Europeia (UE) por causa da invasão russa da Ucrânia.

“As limitações estendem-se aos líderes da UE, incluindo vários comissários europeus e chefes das estruturas militares da UE, bem como à maioria dos membros do Parlamento Europeu que promoveram uma política anti-russa”, anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo.

Nas últimas semanas, a UE impôs diversas sanções contra o regime de Moscovo, incluindo o congelamento de ativos financeiros de oligarcas próximos do Kremlin, a proibição de vários bancos russos utilizarem o sistema internacional de transações Swift e a imposição de limites às exportações de algumas matérias-primas.

SAIBA MAIS

A PÁGINA CONFLITO RÚSSIA-UCRÂNIA