Alexander Dvornikov, general com experiência na Síria, é o novo comandante da ofensiva russa na Ucrânia. Depois da retirada a norte, as tropas de Moscovo intensificaram já este fim de semana a ofensiva no leste e no sul da Ucrânia.
Nos bairros de Mariupol que controlam já, as tropas russas passam a pente fino caves e abrigos onde a população civil sobreviveu a mês e meio de guerra urbana.
Depois da retirada a norte, o Governo de Kiev confirma a intensificação da ofensiva russa a leste e a sul da Ucrânia. Nos últimos bombardeamentos focados no Donbass, estará já a estratégia do general Alexander Dvornikov.
Avançou este sábado a BBC que o comandante da região militar sul da Rússia é agora o estratega-chefe da ofensiva russa. Com experiência da guerra da Síria onde Moscovo apoiou militarmente o regime de Bachar al Assad, Dvornikov é uma escolha do próprio presidente Vladimir Putin.
A nomeação é feita numa altura em que o Kremlin assume já milhares de baixas entre as suas forças.
Os analistas ocidentais falam na descoordenação evidente entre as unidades militares russas e em nenhum grande objetivo alcançado ao fim de 45 dias de guerra.