Guerra Rússia-Ucrânia

Ana Gomes: “Povo ucraniano vai resistir, mesmo que Kiev caia”

Comentário de Ana Gomes sobre a invasão da Rússia à Ucrânia na Edição da Tarde da SIC Notícias.

Ana Gomes: “Povo ucraniano vai resistir, mesmo que Kiev caia”

A comentadora da SIC Ana Gomes considera que as ameaças do Presidente da Rússia, Vladimir Putin, têm sido desvalorizadas. No entanto, destaca a resistência do povo ucraniano e apela a sanções dos líderes europeus.

“Quando ele falou que se a Europa se atrever a fazer qualquer coisa para travar a invasão na Ucrânia será confrontada com um ataque sem precedentes, ele não está a falar de ciberataques”, afirma, acrescentando que as ameaças de Putin têm sido desvalorizadas.

Ameaça à Finlândia e à Suécia

Sobre a ameaça à Finlândia e à Suécia, cuja Rússia prometeu uma “resposta séria” se os dois países apoiarem a NATO, Ana Gomes destaca que não se trata só da Ucrânia e de travar a invasão:

“Isto é sobre a Europa. Putin não teve escrúpulos em fazer a ameaça. Isto é sobre a liberdade na Europa, a democracia na Europa”.

Na Edição da Tarde da SIC Notícias, referiu que a NATO está a atuar com “grande contenção”.

Resistência do povo ucraniano

A comentadora da SIC considera que o Presidente russo tem “medo” da resistência do povo ucraniano, que “vai resistir, mesmo que Kiev caia”.

“Até pode ser que Kiev caia esta noite, até podem matar Zelensky e outras pessoas, mas há uma resistência do povo ucraniano”, acrescenta.

Ana Gomes considera ainda que é tempo de os líderes europeus, incluindo o primeiro-ministro, António Costa, serem implacáveis:

“Gostava de ver o primeiro-ministro, no quadro europeu, a exigir que as sanções sejam aplicadas e não só discutidas”.

Na Edição da Tarde, a comentadora da SIC destacou ainda o trabalho dos jornalistas portugueses, por quem tem “admiração”, uma vez que estão a “correr riscos”.

Saiba mais:

Especial conflito Rússia-Ucrânia